Dra. Ana Mendes

Psicóloga. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) – Cédula Profissional n.º 9380.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pelo Colégio de Especialidade da OPP.
Especialista em Psicologia da Educação reconhecida pelo Colégio de Especialidade da OPP.
Especialista em psicopatologia da infância e adolescência.

Psicologia na creche…
Os programas de intervenção com as crianças da creche são realizados em todas as salas (berçário, salas de 1 e 2 anos) e têm como objetivo a promoção do desenvolvimento da criança tendo em conta as competências esperadas na sua idade. Até aos 3 anos é feita observação semanal pela psicóloga e são realizadas sessões semanais de estimulação sensorial e motora com as crianças, para aos 3 anos ser feito um despiste ao nível do desenvolvimento da criança (através de uma avaliação e entrega do relatório aos pais), isto porque, nos dois primeiros anos de vida ocorre o maior desenvolvimento do cérebro, sendo fundamentais as experiências pelas quais a criança passa nesse período.

Psicologia no jardim-de-infância…
A intervenção realizada com as crianças no jardim-de-infância tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da criança tendo em conta as competências esperadas na sua idade.
Dos 3 aos 6 anos é feita observação semanal de todas as crianças pela psicóloga, além de programas específicos de intervenção no desenvolvimento infantil, em contexto de grupo em sala, nomeadamente: Sala dos 3 aos 4 anos: programa de intervenção comportamental - o qual promove a auto- regulação e auto- controlo ensinando hábitos de comportamento adequados em relação à convivência escolar e educação;
4 aos 5 anos: programa de competências emocionais – o qual promove o desenvolvimento da inteligência emocional aprendendo a identificar as suas emoções, as emoções do outro, a controlá-las e canaliza-las para atividades adequadas;
5 aos 6 anos: desenvolvimento da consciência fonológica, a qual se relaciona com a futura aprendizagem da leitura e escrita, através da realização de sessões semanais de treino de manipulação das unidades do oral. A par dos programas de intervenção, na sala dos 4 anos e no fim do pré-escolar é feita a avaliação psicológica do desenvolvimento infantil (fim dos 4 anos) e da maturidade escolar (fim do pré-escolar) através da realização de provas psicológicas por parte da criança em contexto individual com a psicóloga, antes da sua entrada no 1º ciclo do ensino básico. A devolução dos resultados é feita através de relatório escrito cedido aos pais.
As avaliações psicológicas realizadas aos 4 anos e 5 anos pretendem servir de despiste face a possíveis dificuldades da criança (desenvolvimentais ou de aprendizagem) e intervenção nas mesmas caso existam.

Psicologia no 1º ciclo…
A intervenção realizada com as crianças no 1º ciclo tem como objetivo o acompanhamento do seu percurso escolar, sendo feita a observação semanal de todas as crianças em contexto de sala. Também no 1º ciclo as crianças realizam programas de intervenção com carater semanal, em grupo na sala. Sempre que necessário é feita intervenção individual com a criança.
1º ano: Continuação do programa de desenvolvimento de competências sócio-emocionais (realizado no jardim-de-infância);
2º e 3º ano – Programa Treina o teu cérebro – através da realização de exercícios semanais de estimulação do raciocínio e capacidades cognitivas gerais;
4º ano – Programa de sexualidade escolar – pretendendo consolidar e aumentar o conhecimento sobre a sexualidade (e os seus riscos), alem de pretender prevenir a gravidez precoce, seguindo as orientações do Ministério da Educação.
A par do referido trabalha-se com as crianças no sentido de prevenir o bullying em meio escolar promovendo ações de sensibilização face ao mesmo (realizado pela psicóloga e professor de ensino especial). As avaliações psicológicas realizadas no fim do 2º e 4º ano de escolaridade pretendem servir de despiste face a possíveis dificuldades da criança (desenvolvimentais ou de aprendizagem) além de se realizar intervenção nas mesmas caso seja necessário, ou encaminhamento para outros técnicos de especialidade infantil.

Psicologia para pais…
O projeto de psicologia no colégio Cosme e Damião integra a intervenção multidisciplinar do colégio (psicóloga e professor de ensino especial a tempo inteiro) e tem como objetivo principal realizar um acompanhamento da criança, desde a sua entrada na mesma através da observação, estimulação e avaliação da mesma, a par do acompanhamento paralelo aos pais tanto através de aconselhamento parental semanal no gabinete de psicologia, como da realização de 2 workshops anuais sobre temas do desenvolvimento infantil. Neste sentido a atuação da psicóloga alia a psicologia do desenvolvimento à psicologia escolar promovendo o desenvolvimento da criança, através do seu acompanhamento em tempo integral no colégio e inclusão dos pais no mesmo.
Quando a criança chega ao colégio os pais são convidados pela psicóloga para realizar uma primeira entrevista sobre o histórico de desenvolvimento da criança, no gabinete de psicologia (o qual se encontra num espaço exterior ao colégio de modo a manter a confidencialidade face aos pais). A par disso os pais podem beneficiar, também no gabinete de psicologia, de um dia semanal para atendimento aos mesmos, agendando reunião com a psicóloga sempre que necessário.

 

Sabia que....

Creche: 962 428 342 ou 219 197 213/4

Morada: Rua Francisco Costa Nº14 (Berçário e Creche)

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro

 

Jardim de Infância: 961 391 942 ou 309 835 204

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

1º Ciclo: 936 805 504

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)