Dra. Constança Mendes – Psicóloga Educacional

Licenciada em Ciências Psicológicas (ISPA)

Mestrado em Psicologia Educacional (ISPA)

Mestrado em Neurociências, Linguagem e Comunicação (University College of London)

Pós graduação em estimulação precoce do desenvolvimento infantil (Centro de Formación de Psicología Codex, Espanha)

Terapia Assistida por Animais

Instrutora de Massagem Infantil (APMI)

Facilitadora de sessões de Filosofia para crianças

Principais Áreas de Intervenção: 

Intervenção Precoce

Dislexia

Discalculia

Disortografia

Psicologia na creche…
Os programas de intervenção com as crianças da creche são realizados em todas as salas (berçário, salas de 1 e 2 anos) e têm como objetivo a promoção do desenvolvimento da criança tendo em conta as competências esperadas na sua idade. Até aos 3 anos é feita observação semanal pela psicóloga e são realizadas sessões semanais de estimulação sensorial e motora com as crianças, para aos 3 anos ser feito um despiste ao nível do desenvolvimento da criança (através de uma avaliação e entrega do relatório aos pais), isto porque, nos dois primeiros anos de vida ocorre o maior desenvolvimento do cérebro, sendo fundamentais as experiências pelas quais a criança passa nesse período.

Psicologia no jardim-de-infância…
A intervenção realizada com as crianças no jardim-de-infância tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da criança tendo em conta as competências esperadas na sua idade.
Dos 3 aos 6 anos é feita observação semanal de todas as crianças pela psicóloga, além de programas específicos de intervenção no desenvolvimento infantil, em contexto de grupo em sala, nomeadamente: Sala dos 3 aos 4 anos: programa de intervenção comportamental - o qual promove a auto- regulação e auto- controlo ensinando hábitos de comportamento adequados em relação à convivência escolar e educação;
4 aos 5 anos: programa de competências emocionais – o qual promove o desenvolvimento da inteligência emocional aprendendo a identificar as suas emoções, as emoções do outro, a controlá-las e canaliza-las para atividades adequadas;
5 aos 6 anos: desenvolvimento da consciência fonológica, a qual se relaciona com a futura aprendizagem da leitura e escrita, através da realização de sessões semanais de treino de manipulação das unidades do oral. A par dos programas de intervenção, na sala dos 4 anos e no fim do pré-escolar é feita a avaliação psicológica do desenvolvimento infantil (fim dos 4 anos) e da maturidade escolar (fim do pré-escolar) através da realização de provas psicológicas por parte da criança em contexto individual com a psicóloga, antes da sua entrada no 1º ciclo do ensino básico. A devolução dos resultados é feita através de relatório escrito cedido aos pais.
As avaliações psicológicas realizadas aos 4 anos e 5 anos pretendem servir de despiste face a possíveis dificuldades da criança (desenvolvimentais ou de aprendizagem) e intervenção nas mesmas caso existam.

Psicologia no 1º ciclo…
A intervenção realizada com as crianças no 1º ciclo tem como objetivo o acompanhamento do seu percurso escolar, sendo feita a observação semanal de todas as crianças em contexto de sala. Também no 1º ciclo as crianças realizam programas de intervenção com carater semanal, em grupo na sala. Sempre que necessário é feita intervenção individual com a criança.
1º ano: Continuação do programa de desenvolvimento de competências sócio-emocionais (realizado no jardim-de-infância);
2º e 3º ano – Programa Treina o teu cérebro – através da realização de exercícios semanais de estimulação do raciocínio e capacidades cognitivas gerais;
4º ano – Programa de sexualidade escolar – pretendendo consolidar e aumentar o conhecimento sobre a sexualidade (e os seus riscos), alem de pretender prevenir a gravidez precoce, seguindo as orientações do Ministério da Educação.
A par do referido trabalha-se com as crianças no sentido de prevenir o bullying em meio escolar promovendo ações de sensibilização face ao mesmo (realizado pela psicóloga e professor de ensino especial). As avaliações psicológicas realizadas no fim do 2º e 4º ano de escolaridade pretendem servir de despiste face a possíveis dificuldades da criança (desenvolvimentais ou de aprendizagem) além de se realizar intervenção nas mesmas caso seja necessário, ou encaminhamento para outros técnicos de especialidade infantil.

Psicologia para pais…
O projeto de psicologia no colégio Cosme e Damião integra a intervenção multidisciplinar do colégio (psicóloga e professor de ensino especial a tempo inteiro) e tem como objetivo principal realizar um acompanhamento da criança, desde a sua entrada na mesma através da observação, estimulação e avaliação da mesma, a par do acompanhamento paralelo aos pais tanto através de aconselhamento parental semanal no gabinete de psicologia, como da realização de 2 workshops anuais sobre temas do desenvolvimento infantil. Neste sentido a atuação da psicóloga alia a psicologia do desenvolvimento à psicologia escolar promovendo o desenvolvimento da criança, através do seu acompanhamento em tempo integral no colégio e inclusão dos pais no mesmo.
Quando a criança chega ao colégio os pais são convidados pela psicóloga para realizar uma primeira entrevista sobre o histórico de desenvolvimento da criança, no gabinete de psicologia (o qual se encontra num espaço exterior ao colégio de modo a manter a confidencialidade face aos pais). A par disso os pais podem beneficiar, também no gabinete de psicologia, de um dia semanal para atendimento aos mesmos, agendando reunião com a psicóloga sempre que necessário.

Projeto Psicologia Ano Letivo 2021-2022

Sabia que....

Creche: 962 428 342 

Morada: Rua Francisco Costa Nº14 (Berçário e Creche)

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro

 

Jardim de Infância: 961 391 942 

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

1º Ciclo: 936 805 504

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)