1º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Tendo como fundamento os princípios das pedagogias construtivistas que visam o crescimento completo e equilibrado do aluno, o currículo do Colégio Cosme e Damião visa promover o desenvolvimento integrado das nossas crianças nos domínios cognitivo, pessoal, social, expressivo e afetivo.
Respeitando a matriz curricular oficial difundida pelo Ministério da Educação, o nosso currículo valoriza as áreas de Língua Portuguesa e de Matemática na formação académica dos nossos alunos. Para além disso, acreditando no desenvolvimento integrado e progressivamente autónomo de todos, temos na nossa matriz curricular incluído na área de Educação para a Cidadania e de Estudo Acompanhado, as atividades de Apresentação de Produções e de Conselho que pretendem desenvolver capacidades e atitudes positivas e participativas nas nossas crianças.
Incluímos o Inglês como língua estrangeira, acreditando que constitui um instrumento essencial de acesso ao conhecimento e, ao mesmo tempo uma porta aberta para o mundo. No âmbito das línguas alargamos também o nosso ensino ao Espanhol como reforço às competências linguísticas das nossas crianças. Mas como não podemos perder o comboio do tempo e da inovação, recebemos no nosso espaço os amigos Dash & Dot. ( https://www.youtube.com/watch?v=LA9py48X6_o)
Com a ajuda destes companheiros introduzimos a robótica e a programação nas nossas atividades, conseguindo criar momentos muito divertidos.
A consciência do corpo não é descurada no nosso currículo e por isso, nos dois primeiros anos valorizamos essencialmente o desenvolvimento psicomotor, com a prática da ginástica e, nos dois últimos anos a prática desportiva.
Apostamos na literacia digital com o ensino da informática e, porque assentamos a nossa pedagogia numa filosofia mindfulness, desde cedo que desenvolvemos a prática da meditação bem como oferecemos a todos os nossos alunos o Reiki como oferta curricular complementar.
E porque queremos que tudo isto se faça com uma alegria que tenha a capacidade de gerar autoconfiança e o sentido de pertença, os nossos alunos têm uma rádio na escola que os faz vibrar na sua capacidade de imaginar e criar.
O clube de rádio desenvolve um programa mensal onde todos os alunos, professores ou pais têm lugar.