De acordo com o número 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º75/2008 “A autonomia é a faculdade reconhecida à escola (…) pela lei e pela administração educativa de tomar decisões nos domínios da organização pedagógica, da organização curricular, da gestão dos recursos humanos, da ação social escolar e da gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira, no quadro das funções,
competências e recursos que lhe estão atribuídos.”

Assim, o Projeto Educativo constitui um dos instrumentos do exercício dessa autonomia, uma vez que é o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa.

O Projeto Educativo 2021-2024 tem como título “Origens” e visa corresponder aos objetivos da Instituição: “formar cidadãos portadores de conhecimentos e capacidades essenciais e estruturantes, que lhes permitam mudar, através da sua atitude, comportamentos e mentalidades”.

O título “Origens” remete para a importância da nossa identidade, do nosso Eu, que é engendrado a partir da Cultura na qual nascemos, ou seja, daquilo que outros, antes de nós, fizeram e pensaram.

"Proveniência", "Tradições" e "Contemporaneidade" - são as premissas e dinâmicas a transpor para o coletivo na execução dos projetos curriculares de sala e nos Planos de Trabalho de Turma. Este documento define as linhas orientadoras da ação educativa nos próximos três anos letivos (2021-2024).

Este documento detalha as principais linhas orientadoras e opções estratégicas em termos de política educativa. É a Lei Fundamental do Colégio. Caracteriza-o brevemente, apresenta a sua visão, missão, valores e objetivos a atingir bem como as estratégias e meios para a prossecução dos mencionados objetivos.
Os princípios considerados na execução deste projeto estarão espelhados em todos documentos de referência deste Colégio, em particular, no Regulamento Interno, e em todos os documentos de natureza organizativa da escola e das respetivas turmas.


Fica previsto, no final, a revisão e avaliação regular do mesmo.

Creche: 962 428 342 

Morada: Rua Francisco Costa Nº14 (Berçário e Creche)

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro

 

Jardim de Infância: 961 391 942 

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

1º Ciclo: 936 805 504

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)