O Colégio Cosme e Damião surgiu da necessidade de encontrar uma instituição de ensino que fosse diferenciadora, respeitando as características individuais de cada criança e, ao mesmo tempo, focada num ensino de qualidade.

Tem como patronos os Santos Cosme e Damião, também conhecidos por “santos gémeos”, crê-se que foram médicos Pediatras. Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Os seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Fontes relatam que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso, teriam sido amarrados e lançados num penhasco sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos. Martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

Os nomes de São Cosme e São Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina e protetores das crianças. Por este motivo, Cosme e Damião dão nome à nossa instituição que pretende, também, promover o bem-estar das nossas crianças, favorecendo o seu crescimento de forma saudável e harmoniosa.

Creche: 962 428 342 ou 219 197 213/4

Morada: Rua Francisco Costa Nº14 (Berçário e Creche)

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro

 

Jardim de Infância: 961391942 ou 3098355204

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

1º Ciclo: 936805504

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)