Mindfulness o que é?

A filosofia pela qual regemos o nosso trabalho diário, centra-se na prática do Mindfulness, mas o que é na prática o Mindfulness?

Mindfulness é uma filosofia assente na consciência individual, focando a atenção plena no agora e sem julgamento. Prestamos atenção a cada um, sem nos focarmos na crítica, mas valorizando sempre o agora e as características de cada um de nós, dessa forma, conseguiremos, por um lado compreender os nossos padrões de pensamento negativo, ates mesmo que eles possam emergir e, por outro lado, não pretendendo eliminar estes pensamentos, vamos conseguir compreende-los, percebendo que a nossa existência vai para além dos mesmos. Esta compreensão vai permitir-nos adquirir um comportamento de aceitação, fortalecendo a nossa inteligência emocional, e a consciência que cada um de nós tem das suas capacidades e fragilidades.

Aplicado à educação, o Mindfulness pretende promover conhecimentos e práticas integrais que promovam o equilíbrio físico, emocional e mental, baseando-nos na ideia de que cada um de nós é um ser individual e, por isso a nossa abordagem é individual e direcionada sempre às características e necessidades de cada criança.

Entendemos que a escola deve promover aprendizagens em todas as dimensões que nos caracterizam de modo a proporcional o equilíbrio e promover a perseverança em todos os desafios que nos vão sendo colocados, desenvolvendo a consciência e o entendimento de nós mesmos, dos outros e da realidade que nos envolve.

Com a prática do Mindfulness, esperamos criar ferramentas para este processo de desenvolvimento pessoal, de modo a que todos consigamos o equilíbrio natural e consciente que nos permita crescer em harmonia e ser feliz. Pretendemos desenvolver a consciência pela e atenção plena, com base num processo de autorregulação da atenção, que permita a orientação para a curiosidade, abertura e aceitação para o mundo em redor e, em simultâneo, desenvolvemos a autorregulação da atenção, que fomenta o desenvolvimento da consciência, isto é, do pensamento, da inteligência emocional e social e do eu como um todo.

Este modelo de aprendizagem pela ação estimula a imaginação e influencia positivamente a autoestima fomentado na criança o desenvolvimento positivo da sua própria imagem.

Esta filosofia apoia-se no processo Planear-Fazer-Rever, através do qual a criança assume um papel ativo, exercitando a sua iniciativa e autonomia. As crianças precisam de liberdade e tempo para experimentarem, compararem e estarem com os outros a descobrir o meio que os envolve numa visão orientada para o sentir, ser e estar.

 

 

Creche: 962 428 342 
Geral: 21 193 5289

Morada: Rua Francisco Costa Nº14 (Berçário e Creche)

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro

Horário: 07h00m-19h30m

Aberto todo o ano

 

Jardim de Infância: 961 391 942
Geral: 21 193 5289 

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

Horário: 07h00m-19h30m

Aberto todo o ano.

1º Ciclo: 936 805 504
Geral: 21 193 5289

Morada: Rua Francisco Costa Nº35

(junto à Escola Secundária Leal da Câmara - rotunda principal de Rio de Mouro)

Horário: 07h00m-19h30m

Aberto todo o ano.